É possível ter uma rotina saudável mesmo com a correria do dia a dia?


15/05/2018
Por Cia de Talentos

É POSSÍVEL TER UMA ROTINA SAUDÁVEL MESMO COM A CORRERIA DO DIA

Se dedicar ao trabalho e outras tarefas de casa exige muito esforço, certo? Por isso, na correria do cotidiano, muitas vezes acaba faltando tempo para cuidar do próprio corpo e levar uma rotina saudável.

Você já tentou de tudo: até se matriculou em uma academia, mas o estresse e a falta de motivação acabaram atrapalhando sua missão de manter uma rotina de treinos eficiente, capaz de trazer os resultados esperados.

Levando isso em consideração, preparamos este post a fim de oferecer algumas dicas práticas de como conciliar a saúde com as obrigações. Leia até o fim para saber mais!

COMO TER UMA ROTINA SAUDÁVEL?

Antes de tudo, faça uma simples comparação entre saúde e carreira. Você está sempre em busca de conhecimento e desenvolvimento para a sua trajetória profissional. Afinal, um de seus sonhos é ter uma carreira brilhante. Para isso, você se planeja e vai atrás dos melhores cursos e certificações, porque deseja evoluir e se capacitar para o mercado.

Pois saiba que essa mesma noção vale para o seu corpo. Sem um planejamento adequado, metas definidas e, principalmente, uma boa organização, você dificilmente conseguirá alcançar os objetivos desejados.

Nesse sentido, ter uma rotina saudável apresenta algumas semelhanças em relação a manter a produtividade nos estudos — mais do que dedicação, é preciso disciplina.

COMO CONCILIAR ROTINA SAUDÁVEL E CORRERIA?

Afinal, como ter uma rotina fitness e, ao mesmo tempo, lidar com as atribuições do dia? Veja, logo abaixo, algumas dicas para conciliá-las.

FAÇA UM PLANEJAMENTO ADEQUADO DE ATIVIDADES FÍSICAS

Como é, na prática, o seu cotidiano? Quanto tempo você leva, em média, para cumprir todas as suas obrigações diárias? Saber desses números é importante para montar uma agenda e encontrar horas vagas para praticar exercícios físicos.
Você pode, por exemplo, fazer atividades mais curtas em dias repletos de compromissos. A ideia é otimizar sua disponibilidade e aproveitar as brechas em sua agenda.

Porém, isso não quer dizer que você deve deixar o bem-estar em segundo plano: se não pode passar mais de uma hora na academia, comprometa-se em fazer um mínimo de exercícios diariamente, pelo menos.

Não se esqueça de ser realista em seu planejamento. Comece devagar e vá aumentando sua dedicação às práticas físicas de forma gradativa. Estabelecer algumas destas metas é bastante útil:

- dormir melhor;
- emagrecer de maneira equilibrada;
- melhorar o condicionamento físico;
- ganhar massa muscular;
- sentir mais disposição ao longo da semana.

PENSE NA ALIMENTAÇÃO

A alimentação está para a rotina saudável assim como a educação está para a carreira. Desse modo, por mais que você comece a fazer exercícios com frequência, é fundamental levar em conta aquilo que você come.
A correria, em muitas ocasiões, faz com que as pessoas comam um salgado ou uma outra opção de alimento que não seja tão saudável. Afinal, falta tempo, e um fast-food, por exemplo, pode parecer vantajoso pela praticidade.

Uma maneira de evitar isso é carregar consigo algum lanche saudável, como frutas, barrinhas de cereal, biscoitos de farinha integral e sem açúcar etc. Tente, sempre que possível, fazer compras e preparar marmitas saudáveis com antecedência. Assim você não corre o risco de cair em tentação e fazer refeições pobres em nutrientes.

Outro modo de comer melhor é diminuir, aos poucos, as quantidades de sal e açúcar que você ingere. Experimente temperar sua salada com azeite e ervas em vez de salgá-la. Sobremesas, por sua vez, são muito tentadoras, mas deixe-as para os momentos especiais, apenas.

Lembre-se de não ficar sem comer durante um intervalo maior que 3 horas, porque isso evita que você fique sem energia durante o dia ou coma demais durante uma única refeição.

CUIDE DO SEU SONO

É durante o sono que você recarrega suas energias e prepara seu corpo para mais um longo dia de trabalho. Algumas pessoas, pressionadas e ansiosas em relação às suas obrigações, acabam dormindo menos do que o necessário. A tática pode parecer útil por algum tempo, mas não demorará muito para demonstrar suas desvantagens.

Sendo assim, tente dormir entre 7 e 9 horas, no mínimo, todas as noites. Você perceberá que isso traz ganhos para o seu desempenho. Ter um sono curto ou de má qualidade é um grande erro, que só vai atrapalhar suas aspirações profissionais. Se você tem alguma dificuldade para dormir, experimente algumas destas dicas:

- cortar o consumo de cafeína até 6 horas antes de se deitar;
- dormir em um quarto escuro, silencioso e de temperatura agradável;
- evitar cochilos ao longo do dia;
- praticar exercícios físicos com mais regularidade;
- fazer coisas relaxantes à noite;
-tentar dormir e acordar em horários parecidos todos os dias.

RELAXE NAS HORAS VAGAS

Você quer crescer como profissional, não é mesmo? Por conta dessa motivação, se dedica totalmente à carreira e pensa em várias maneiras de evoluir nesse sentido. Ainda assim, é fundamental considerar que, sem o descanso adequado, sua jornada tende a ser mais complexa e menos proveitosa.

É imprescindível ter momentos do seu dia e/ou da sua semana destinados ao lazer. Escolha atividades que sejam totalmente relaxantes para você, como ir ao cinema, viajar, dar uma volta pela cidade, praticar atividades físicas ao ar livre etc. É interessante que seja algo que não faz parte da sua rotina e que faça você se sentir totalmente descontraído.

TENHA UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA

Atingir o equilíbrio entre os diferentes esforços que você faz é uma das grandes chaves para encontrar o sucesso. Trabalhar sem se especializar não é interessante para a sua carreira no longo prazo, da mesma forma que viver sem saúde não é bom para o seu corpo.

Por mais que a correria seja inevitável, explore seu ritmo e tente incluir práticas saudáveis em seu cotidiano. Elas também ajudarão a ter mais produtividade e encontrar um rendimento satisfatório nas outras coisas que você faz.

Enfim, ter uma rotina saudável não é bom apenas para o seu corpo, mas também para a carreira e os estudos em geral. Sendo assim, invista seu tempo em coisas que façam bem a você.

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