O que aprender com o Mundo V.U.C.A.?


06/09/2017
Por Inoven

Você já ouviu falar sobre V.U.C.A.?

Esta sigla surgiu no contexto militar norte americano e significa que estamos vivendo num mundo:
 
  • Volátil: pense num ritmo muito acelerado de mudanças na sociedade como um todo e, logo, nas empresas. Isso significa volatilidade. Prever o que vai acontecer no futuro próximo tornou-se um baita desafio e, mesmo assim, precisamos tomar decisões, escolher caminhos e agir.
 
  • Incerto (do inglês, Uncertainty): a partir do momento que as informações têm um menor prazo de validade hoje, tomar decisões de médio e longo prazo tornou-se uma tarefa um tanto quanto difícil. Olhar para o passado para prever o futuro? Você até pode arriscar, mas sem garantia de sucesso!
 
  • Complexo: o mundo deixou de ser linear há algum tempo! Todos os padrões e processos previsíveis deram lugar a uma realidade muito mais complexa e interconectada... já reparou que hoje nenhuma mudança é isolada? Tudo influencia em tudo (ou quase isso!).
 
  • Ambíguo: sabe aquela sensação de que as coisas estão certas e erradas ao mesmo tempo? E que elas são boas e ruins simultaneamente? Pois isso é o que chamamos de ambíguo. Na prática, as pessoas podem interpretar um mesmo fato de diferentes maneiras, atribuindo diferentes significados.
Tá, mas o que isso significa para você na prática? Muito mais do que você imagina!

Provavelmente as coisas que você estudou ou ainda estuda, em pouquíssimo tempo se tornarão obsoletas, frágeis e questionáveis. No trabalho, aquela decisão que você precisa tomar em pouco tempo continuará existindo, exigindo de você muita serenidade e coragem para seguir adiante. Aquelas regras sobre a vida, sobre as equipes ou sobre sua carreira deixam de ser tão lineares e “planejáveis”, e passam a ter novas configurações, novos formatos e novos objetivos.

Frio na barriga pode definir para muitas pessoas o que esse mundo V.U.C.A. significa. Para outras, surge também uma sensação de que todo dia é um recomeço, uma nova história e uma nova oportunidade, sem precedentes! E isso também pode ser fascinante.
Se eu pudesse dar uma dica, por mais clichê que seja, é: viva o momento. Isso é totalmente simples, mas também altamente complexo, de difícil execução! Mas não é impossível.... Basta uma dose de coragem, de sinceridade e de presença.

Parar para pensar em seu propósito (o que faz os seus olhos brilharem diante de um desafio...) também pode ser um outro caminho bem interessante para ajudar a navegar nesse mundo V.U.C.A. Algumas reflexões sobre si mesmo podem funcionar como bússolas, que norteiam o caminho no meio de uma tempestade, ajudando-nos a chegar num destino desejado.

Bora então viver o hoje, para dar espaço para o amanhã? Boa jornada para todos nós!

Por Halina Matos
Expert de Inovação