O que os jovens falam sobre as universidades?


10/10/2017
Por Cia de Talentos

Graças ao apoio de muitos de vocês, o Grupo Cia de Talentos e a NextView People conseguiram, ao longo desses 16 anos da pesquisa Carreira dos Sonhos, gerar o maior estudo sobre carreira da América Latina!
 
Neste ano, conseguimos mapear algumas informações com os jovens sobre as instituições de ensino superior que cursaram ou estão cursando no momento. Quer saber o que eles falam sobre as universidades?
 
Seguem alguns números da pesquisa:
 
Nessa 16ª edição tivemos 65.833 respostas dos jovens (estudantes e recém-formados) das cinco regiões e de todos os estados brasileiros. Entre esse público temos 43% do gênero masculino e 57% do gênero feminino. 67% desses estudam e, em paralelo, fazem estágio, trabalham ou estão em busca de colocação no mercado.
 
RECOMENDARIA A UNIVERSIDADE QUE FEZ/FAZ PARA UM AMIGO/FAMILIAR?
 
Uma das questões visava entender se a partir da experiência que o jovem teve ou tem na universidade, ele indicaria a um amigo ou familiar. Essa é uma excelente forma de identificar se o aluno está realmente satisfeito e também medir a identificação dele com a instituição.
 
A escala que utilizamos foi de 1 a 10, em que 1 é “Não recomendaria” e 10 “Recomendaria totalmente”.
 
Se considerarmos as respostas a partir da nota 7, temos 86% dos jovens que indicariam a sua universidade para um amigo ou familiar a partir da sua experiência. Isso demonstra que a universidade tem atendido, de alguma forma, a expectativa desse jovem em diversos âmbitos.


Fonte: Carreira dos Sonhos 2017


NO QUE SUA UNIVERSIDADE PODERIA SER MELHOR?
 
Também perguntamos aos jovens o que poderia ser melhor na universidade que ele frequenta ou frequentou.
 
Além da infraestrutura (laboratórios equipados, acesso a tecnologia avançada etc), que sabemos que é necessário investimento e requer tempo para mudar, as principais sugestões de melhoria na universidade são relacionadas a ter mais conteúdos e atividades voltadas para o mercado de trabalho, apoiar o aluno na reflexão sobre o que deseja para carreira e ensinar a como se comportar no mercado de trabalho.
 
Sabemos que as universidades se preocupam muito em preparar os alunos com a parte técnica da profissão, mas vemos cada vez mais que os jovens querem ir além do conteúdo teórico, aprender na prática (aplicar os conhecimentos), saber quais as possibilidades de carreira que determinado curso oferece, como ele pode alinhar isso aos seus valores, às suas expectativas e desenhar uma jornada que garanta desafios, aprendizados e felicidade também.
 
Essa é uma oportunidade muito grande de rever o que é transmitido em sala de aula, adaptando e relacionando os conteúdos obrigatórios com exemplos do mercado de trabalho.


Fonte: Carreira dos Sonhos 2017
Observação: Você vai perceber que o resultado não soma 100%. Isso acontece porque os respondentes poderiam escolher mais de uma alternativa.

Gostou desses dados? Então, compartilhe com a gente o que mais você gostaria de ouvir dos alunos. E fique de olho porque, em breve, compartilharemos mais algumas análises da pesquisa.
 
Caso tenha curiosidade em saber o resultado completo, acesse o vídeo e o material que produzimos no site: http://www.carreiradossonhos.com.br
 
Por Whalas Rocha
Analista de Relações com Jovens e Universidades