Tudo que você precisa saber sobre coaching


03/08/2017
Por Cia de Experts

A crise econômica e a necessidade de repensar a carreira têm contribuído para a popularização do coaching. E o coaching é, de fato, uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a reorientarem a sua carreira. Mas é fundamental ter conhecimento a respeito do que é exatamente o processo de coaching, como funciona, em que ele pode ajudar e como contratar um profissional confiável. E a minha intenção aqui é esclarecer todos esses pontos. Então, vamos lá.
                                             
O que é
O coach (ou técnico, treinador, em bom português) é um profissional preparado para constatar o que está dando certo e o que pode melhorar para que você consiga desenvolver algumas competências, principalmente comportamentais, que irão te ajudar a desempenhar melhor o seu papel e crescer na carreira. Pode ainda ajudar a resolver conflitos e encontrar soluções para dilemas profissionais.
 
Como funciona?
O processo de coaching dura em torno de 10 sessões, podendo ser menos ou mais, dependendo da sua necessidade. Em cada sessão, o coach fará muitas perguntas para te ajudar a refletir e criará planos de trabalho para que atinja seus objetivos. Esse plano de trabalho pode envolver “tarefas para o dia a dia”, em que você treinará e experimentará novos comportamentos. Também pode incluir role plays, uma espécie de dramatização em que se experimenta e se ensaia conversas, apresentações e negociações.
 
O que você pode esperar de um processo de coaching é:
- Autoconhecimento;
- Desenvolvimento de competências e comportamento;
- Aprendizado de habilidades como comunicação, negociação e apresentação em público;
- Planejamento de carreira;
- Apoio para a tomada de decisões de carreira;
- Indicação de conteúdos que contribuirão para o seu desenvolvimento.
 
Antes de contratar um coach
A busca por um coach deve ser feita com cautela. A primeira coisa a observar é se o profissional é certificado. No Brasil, as principais instituições certificadoras são a Sociedade Brasileira de Coaching, o Instituto Brasileiro de Coaching e o Integrated Coaching Institute (ICI). Peça também por referências, outros profissionais que ele já tenha atendido e faça contato com eles para entender se o processo foi produtivo.
 
É importante conhecer mais de um profissional para que você possa avaliar com quem terá mais identificação e afinidade.
 
Cada sessão de coaching pode custar de R$400,00 a R$3.000,00, mas é possível encontrar profissionais que cobrem abaixo ou acima desta média. Nesse mercado, a experiência é medida em horas de atuação, como um piloto de avião que quanto mais horas de voo tem, mais experiente e reconhecido é.
 
Para saber mais
Eu procurei trazer aqui o que de mais importante você precisa saber sobre coaching. Mas ainda há mais informação a respeito, claro.
 
Por Luciana Fuoco
Assessora de Imprensa

 







Array ( [/] => Array ( [jsFiles] => Array ( ) [cssFiles] => Array ( ) [admin] => Array ( [jsFiles] => Array ( ) [cssFiles] => Array ( ) ) ) )