5 erros imperdoáveis na hora de elaborar um currículo


26/06/2019
Por Cia de Talentos

Você já sabe o que é um currículo, certo?
 
Sabe também que o CV tem o poder de gerar a primeira impressão em quem está te avaliando em um processo seletivo! Além disso, o currículo tem a função de te apresentar e de traduzir, de forma simples (mas não menos completa) e visual, o seu perfil profissional. Sem contar que ele é uma ferramenta na hora de filtrar candidatos.
 
Por mais simples que um currículo seja, a forma com que ele é feito pode gerar muitos impactos (positivos ou negativos). E é por isso que estamos aqui: para te ajudar a fugir dos principais erros na hora de elaborar o seu.
 
A seguir destacamos os cinco principais erros na hora de elaborar um currículo:
 
Erros de português 
Boa redação é requisito indispensável para qualquer vaga no mercado de trabalho. Portanto, erros de concordância, acentuação e pontuação são inadmissíveis. Assim que terminar de fazer o seu currículo, leia e releia. Se possível, peça para que outras pessoas leiam e revisem também. (Sabe aquele amigo que é craque na Língua Portuguesa? Então! Ele, com certeza, é a pessoa certa para não te deixar cometer este erro!).
 
Colocar contatos desatualizados...
....e perder oportunidades por causa disso!
Ao fazer seu currículo, não deixe de colocar os seus dados de contato. Garanta que seu e-mail está escrito corretamente e coloque números de telefone atualizados. Se, por algum motivo, deixar um número de uma terceira pessoa para recados, garanta que a pessoa sabe que o número dela está lá. Não deixe de colocar também o seu DDD.
 
A mentira tem perna curta! 
E esta máxima vale também na hora de fazer um currículo! Não coloque informações que não são verdadeiras – isto vale para as experiências profissionais, para as informações referentes ao seu curso de graduação e, principalmente, para seu conhecimento em outros idiomas e ferramentas específicas. Lembre-se que alguns conhecimentos podem ser testados durante o processo. Por isso, escreva no currículo apenas aquilo que você pode, de fato, garantir que tem!
 
Usar fotos inadequadas
Às vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras! Alguns currículos podem conter a foto do candidato (mas isto não é regra, ok?). No entanto, caso o candidato opte por inserir a imagem no documento, busque usar uma foto adequada. Pensando que a ideia é ingressar no mercado de trabalho, use uma foto de rosto (não precisa ser a 3X4), mas garanta que ela esteja clara e visível. Não cai muito bem uma foto na qual você esteja numa festa ou na praia, por exemplo.
 
Não exagere!
Cuidado para não encher o seu currículo com informações que, às vezes, vão além do necessário. Menos é mais! Conte suas experiências, mas não se alongue demais para garantir que o avaliador vai ler o seu currículo até o final. Isto não quer dizer que você precisa omitir informações. Mas, sabendo que capacidade de síntese é uma competência requerida no mercado, fazer o seu currículo resumindo textos e destacando as principais informações já é um exercício e tanto!
 
Esperamos que estas dicas te ajudem a preparar o seu currículo! Antes de enviá-lo para alguma oportunidade, lembre-se sempre de revisá-lo e garanta que ele está atualizado também! Um currículo bem feito e livre de erros equivale a começar a jornada profissional com o pé direito!
 
Luís Maurício
Consultor – Cia de Talentos