Passo a passo: Como preparar um currículo e o que escrever nele


02/07/2019
Por Cia de Talentos

Não importa se você está no início da sua carreira ou buscando uma recolocação no mercado. Chegou a hora de contarmos para você como preparar um currículo – passo a passo e de forma muito prática.

Veja a seguir que informações você deve colocar em cada campo do seu currículo e a melhor forma de preencher cada um deles.

Dados pessoais e informações de contato
Todo e qualquer currículo deve dar destaque ao seu nome, pois é sobre você que aquele documento fala. Logo após o seu nome, coloque sua idade (ou data de nascimento), endereço e seus dados para contato (telefone, celular e e-mail). Lembre-se de manter estes dados sempre atualizados.

Objetivo
Você já tem um objetivo profissional? Sabe em qual área você quer tentar uma vaga? Se sim, escreva seu objetivo em no máximo uma linha. Caso esteja em início de carreira e não saiba muito ainda qual é seu objetivo, a sugestão é não incluir este campo no currículo, para que ele não fique muito, muito evasivo, ou seja, “mais do mesmo”. Seja objetivo e não apenas se coloque à disposição da empresa – pois para quem não sabe o que quer, qualquer lugar serve, e isto pode dizer muito sobre seu perfil.

Formação
Este é o campo no seu currículo em que você preencherá sua formação escolar ou acadêmica. Se você já se formou na faculdade, preencha com o nome da instituição de ensino, seu curso, mês e ano de conclusão. Se você ainda está na faculdade, preencha da mesma forma e a data prevista para término do curso. Se você já tem ou está cursando o ensino superior, não se preocupe em preencher informações sobre seu ensino médio.

Se você ainda não está na universidade e já está buscando vagas de trabalho, coloque seu grau de escolaridade (“Ensino Médio – Cursando” ou “Ensino Médio – Concluído”, por exemplo). E se você já está um passo à frente, fazendo uma pós-graduação ou um curso de extensão, acrescente esta informação.

Algumas pessoas começam uma faculdade e mudam no meio do caminho e, muitas vezes, para um curso bem diferente. Se este é o seu caso, a dica é: coloque os dois cursos no currículo. Mas esteja preparado para ser questionado sobre isso em uma possível entrevista, saiba justificar o que motivou a mudança e os motivos que te levaram a escolher ambos os cursos.

Experiências
Como o próprio subtítulo diz, neste campo você deverá preencher suas experiências. Se você já trabalhou e tem experiências profissionais na sua bagagem, coloque-as da mais recente para a mais antiga, destacando o local onde trabalhou (nome da organização), o período (de quando a quando), seu cargo e, em duas ou três linhas, suas principais funções nesta experiência.

Caso você esteja em início de carreira e ainda não teve experiências profissionais, escreva sobre outras experiências relevantes que você possa ter tido: vale trabalho voluntário, vivências extracurriculares (empresa júnior, atlética, comissão de formatura, centro acadêmico, participação em congressos, palestras, organização de eventos, entre outros).

Idiomas
Aqui basta colocar o idioma que você tem conhecimento e o nível como, por exemplo, “Inglês – Nível Intermediário”. Lembre-se de ser sincero ao preencher as informações no currículo. O seu conhecimento do idioma pode ser testado durante o processo seletivo e isso será feito com base nas informações que você incluir no currículo.

Outros Conhecimentos
Aqui você pode colocar seu conhecimento em informática (seu nível de conhecimento nos programas do Pacote Office, por exemplo, ou outras ferramentas de computação). Se sabe usar bem o Excel e conhece outras linguagens de programação, é neste campo que você incluirá esta informação também.

Se fez algum curso específico da sua área de atuação, fique à vontade para incluí-lo aqui!

Estes são os principais tópicos de um currículo. Claro que ele pode mudar assim como seus objetivos de carreira vão mudando e seu repertório profissional também. Por isso, lembre-se de, tempos em tempos, rever seu currículo e checar se ele está coerente com o profissional que você é!

Luís Maurício
Consultor – Cia de Talentos