Protagonismo e Resiliência

Por que tem se falado tanto em protagonismo hoje em dia?

O mundo está mudando cada vez mais rápido. O que antes era pensado de uma forma lógica, compartimentada e linear, está sendo substituído por um pensamento de rede, descentralizado, fragmentado e multidisciplinar. Por conta dessa velocidade, nós temos a sensação de estar sempre correndo atrás de algo que, depois de um curto período, já mudou novamente.

Todas as mudanças e inovações são complexas e inevitáveis, por isso nossa vida pode se transformar sem avisos. Então, precisamos ser responsáveis e ativos para buscar e manter nossos sonhos e projetos. Precisamos ser maiores que o contexto!

Se você pensar bem já teve muitos momentos em que assumiu as rédeas de sua própria vida e tomou inciativa ao invés de aguardar que os outros fizessem aquilo que desejava.

Pensa um pouquinho…

  • O que já fez na vida que te dá orgulho?
  • Você tem alguma virtude ou algo que fez que te dá vontade de mostrar a seus amigos e familiares?

Além de ser protagonista, para superarmos problemas e imprevistos, precisamos ter força e autoconfiança, criando o que as organizações chamam de “resiliência”.

Normalmente, quando temos o primeiro contato com o termo resiliência, aprendemos que essa é uma habilidade das pessoas que sofrem uma pressão e suporta tudo para encontrar recursos de modo que volte ao seu estado natural de origem.

Esse é um conceito que foi absorvido da engenharia ou da física, mas existe também o entendimento sobre o olhar da etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) para entender e compreender o conceito da palavra:

R E S I L I Ê N C I A

E foi possível verificar que – S I L I E – significa saltar ou impulsionar para algo. Que podemos correlacionar com um propósito ou meta.

Já sílaba – R E – tem o significado de novamente, mais uma vez.

Dentro desse olhar podemos verificar que a ideia de suportar uma pressão, veio do conceito adotado na física, mas quando olhamos a etimologia da palavra podemos ver um significado mais ativo. Ou seja, o resiliente é aquele que está constantemente se atualizando e sempre tentando buscar os seus propósitos.

E você, já parou para pensar se está ativo na busca por realizar seus sonhos? E como está enfrentando as adversidades em seu cotidiano?

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.